quinta-feira, 29 de setembro de 2011

.::Tênis de Mesa - OLIMGAMA 2011::.

A Coordenação do Tênis de Mesa, no uso de suas atribuições, resolve:

a)      Informar que a competição será realizada dia 04/10/2011, terá início às 08:00 horas e TODOS OS JOGOS ACONTECERÃO NO CAIC.
b)      Informar que a categoria adaptada será realizada no mesmo dia.
      c ) Divulgar para apreciação pública decisões do congresso técnico:

Inscrições: Até 29/09/2011 ás 18:00 hs no NDEIC..

Categorias: Pré-mirim: nascidos de 1999 e 2000;
Mirim: nascidos de 1997 e 1998;
Infantil: nascidos em 1995 e 1996;
Infanto-juvenil: nascidos em 1993 e 1994;
Adaptadas.
Gêneros: Masculino/Feminino.
·         Adaptado
CFI – única.
CFF – Andante/cadeirante.
CFA- única
·         Forma de Disputa
Melhor de 3 Sets
Cada Set – 11 Pontos
Finais – melhor de 5 sets
Eliminatória Simples

·         Da Participação
Art.28º RG - Professores de Educação Física, devidamente credenciados junto à Coordenação Geral da XXIII OLIMGAMA.

·         Da documentação
O atleta deverá apresentar o RG.
Carteirinha da escola somente para a categoria pré-mirim.

·         Uniforme
Camiseta.
Short/Corsário/ Calça Leg/ Calça de malha ou tactel.
Tênis e meia.
Evitar camisetas brancas e laranjadas

Disposições Gerais

Cada equipe (colégio) poderá inscrever até seis atletas por categoria, mas somente os Três primeiros de cada equipe poderão pontuar para a classificação geral. Caso aconteça quatro ou mais de uma mesma equipe pontuando em uma categoria, será desconsiderada a pontuação do quarto em diante e puxada a pontuação para os seguintes das outras equipes da classificação.
Para efeito de classificação em cada categoria serão atribuídos pontos aos 08(oito) primeiros colocados em cada prova, de acordo com os seguintes valores:
1º lugar – 10 pontos
2º lugar – 07 pontos
3º lugar – 06 pontos
4º lugar – 05 pontos
5º lugar – 04 pontos
6º lugar – 03 pontos
7º lugar – 02 pontos
8º lugar – 01 ponto

Regras Gerais do Tênis de Mesa para a Olimgama
A RAQUETE
1 - A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material.
2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.
3 - O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha.
4 - A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada.
5 - Não é permitido jogar com o lado de madeira.


A PARTIDA
1 - Constitui-se de 3 (três) sets de 11 (onze) pontos. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.
O SAQUE
1 - A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio, sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.
UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).
UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a seqüência.
CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.
VESTIMENTA
Camisas, bermudas, corsário ou calças leg, calças de tactel, moleton, ou qualquer outro tecido leve e flexível, podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.
SISTEMA DE ACELERAÇÃO
1 – Exceto quando ambos os atletas  tenham atingido 9 pontos, o sistema de aceleração entrará em operação se um set não finalizar depois do limite de tempo de 10 minutos de jogo ou em qualquer momento se ambos os atletas solicitarem.
2 – Se a bola estiver em jogo quando o limite de tempo for atingido, o jogo deverá ser interrompido pelo árbitro e reiniciado com o sacador sendo o atleta que estava sacando quando a seqüência foi interrompida.
3 – Se a bola não estiver em jogo quando o limite de tempo tiver sido atingido, o jogo deverá ser reiniciado com o sacador sendo o atleta que recebeu na seqüência imediatamente anterior.
4 – Daí em diante cada atleta deve sacar apenas em 1 (um) ponto até o final do set e se o atleta  recebedor fizer 13 (treze) bons retornos, o recebedor deverá ganhar o ponto.
5 – Uma vez introduzido, o sistema de aceleração deverá permanecer até o final do jogo.

  
Professor Leandro Gelain Casagrande
Coordenador do Tênis de Mesa



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