9º Ano

CONTEÚDO 1º BIMESTRE 

- CAPACIDADES, QUALIDADES OU VALÊNCIAS FÍSICAS: Força, velocidade, agilidade, resistência, equilíbrio, flexibilidade.

- ATLETISMO: origem e evolução; corridas, saltos, arremessos e lançamentos.

- TÊNIS DE MESA: origem e evolução; jogos pré-desportivos e iniciação.

- FUTSAL: origem e evolução; jogos pré-desportivos e iniciação.

CONTEÚDOS GERAIS: sistemas de disputa. Organização de equipes e competições. Elaboração de regulamentos. Arbitragem. Gênero, etnias, classes sociais, biotipos, ética, inclusão, respeito mútuo, cooperação, solidariedade, participação social, princípios democráticos.

PROCEDIMENTO AVALIATIVO

  • Avaliação 01: Formativa 
- Participação nas aulas, tarefas, frequência, comportamento, disciplina...
Data Início: Primeiro Bimestre
Valor: 3,0

  • Avaliação 02: Prática
- Cinco componentes do bem-estar (pentáculo do bem-estar).
- Avaliação física (neuromuscular, aptidão cardiorrespiratória e antropométrica.
- Atletismo (velocidade, resistência, salto em distância e arremesso do peso).

Data Início: Primeiro Bimestre
Valor: 3,0

  • Avaliação 03: Teórica 
Data Início: Semana de provas
Valor: 2,0

  • Avaliação 04: Provão interdisciplinar 
Data Início: Semana de provas
Valor: 2,0

Olá, moçada!

Os primeiros conteúdos à serem abordados serão VALÊNCIAS FÍSICAS, também conhecidas como CAPACIDADES FÍSICAS ou QUALIDADES FÍSICAS.

Nos links abaixo, há artigos simplificados e bem interessantes sobre o assunto, com o título "VALÊNCIA FÍSICA mais que um blá blá blá de educador físico", por Pablo Carvalho, Gerente da Academia Fit.

http://blog.solutionaweb.com.br/valencia-fisica-mais-que-um-bla-bla-bla-de-educador-fisico/

http://blog.solutionaweb.com.br/valencia-fisica-mais-que-um-bla-bla-bla-de-educador-fisico-parte-ii/


Boa leitura!



REGRAS SIMPLIFICADAS DO TÊNIS DE MESA
Clique na imagem para acessar o texto na íntegra!
Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer.

A MESA
Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76 cm de altura. Pode ser feita de qualquer material, na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola padrão oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 2 cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3 mm de largura, no sentido do comprimento.

A REDE
A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.


A BOLA
Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.

A RAQUETE
1 - A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material.
2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2 mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4 mm.
3 - O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto.
4 - A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo.
5 - Não é permitido jogar com o lado de madeira.



A PARTIDA
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3), os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.

O SAQUE
1 - A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12 
4 - Com o placar 10-10, a sequencia de sacar e receber devem ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.

UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).

UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a sequencia.

CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. 
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequencia foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.

JOGOS DE DUPLAS
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequencia será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.·.

VESTIMENTA
Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.


Conheça também a história do tênis de mesa! http://www.cbtm.org.br/Data/Sites/1/tenis_de_mesa/hist%C3%B3ricoeevolu%C3%A7%C3%A3o.pdf



O Atletismo conta a história esportiva no homem no Planeta. É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de "stadium", tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.


Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética.

A CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no País. No plano mundial, a direção é da IAAF - sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Conheça as Categorias e as Provas Oficiais.


Provas Masculinas
Adulto
 Corridas rasas
100m
200m
400m
800m
1.500m
5.000m
10.000m
Corridas com Barreiras
110m
400m
Corrida com Obstáculos 
3.000m
Marcha Atlética
20.000m
50.000m
Revezamentos
4x100m
4x400m
Saltos
Distância
Altura
Triplo
Vara
Arremesso e Lançamentos
Peso (7,26kg)
Disco (2,0kg)
Dardo (800g)
Martelo (7,26kg)
Combinada
Decatlo
* A vara dever ter comprimento de 2,80 a 3,40m.
** Cabo com comprimento de 90 cm.

Provas Femininas
Adulto
Corridas
100m
200m
400m
800m
1.500m
5.000m
10.000m
Corridas com Barreiras
100m
400m
Corrida com Obstáculos 
3.000m
Marcha Atlética
20.000m
Revezamentos
4x100m
4x400m
Saltos
Distância
Altura
Triplo
Vara
Arremesso e Lançamentos
Peso (4kg)
Disco (1,0kg)
Dardo (600g)
Martelo (4kg)
Combinada 
Heptatlo

* A vara deve ter comprimento de 2,80 a 3,40m.
** Cabo com comprimento de 80 cm.

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