sábado, 15 de outubro de 2011

.:: Futebol de Campo ::. A Grande Final!

Foi suado mas conseguimos!

O lugar já estava marcado, o adversário definido, chuva que não parava e um grande oponente do outro lado! Esses eram os ingredientes e o cenário em que nossos guerreiros se encontravam na tarde de ontem.

A nossa semi-final foi tensa do início ao fim, a chuva não parava, e a medida que fazíamos os gols a equipe do COMPACT descontava. A essa altura a equipe do CEF 08 já tinha batido a do CED 07 por 04 a 02 e estava esperando o vencedor do nosso confronto para uma final memorável no estádio mais famoso de Brasília, O BEZERRÃO.

Falar de final não é tão simples assim, ainda mais se tratando de uma final no Bezerrão, lugar que foi palco do grande clássico Brasil e Portugal. Quem não queria entrar pelo túnel que Káka, Cristiano Ronaldo e Cia passaram, pisar no mesmo gramado que os caras pisaram, e ter a oportunidade de brilhar, mesmo que seja por um golzinho, uma bola tirada em cima da linha ou então uma belíssima defesa no último minuto do jogo. Pois é, era assim que estava a cabeça dos nosso jogadores na tarde de ontem, mas não tinha nada decidido ainda, precisávamos resolver "a parada" da semi primeiro, e não foi fácil, o jogo estava 04 a 03 para nosso time e numa bola levantada na área que parecia ser uma bola na mão do goleiro sendo reposta para um contra-ataque fatal se tornou um susto que poderia nos deixar de fora daquela memorável final. A bola molhada escorregou da mão do nosso goleiro e como num pesadelo daqueles que você corre, corre e corre mas não consegue sair do lugar ela vai entrando lentamente empatando a partida. Parecíamos sem reação, o time de COMPACT crescendo e as nossas substituições não surtindo nenhum efeito, estávamos esperando apenas o final da partida, e as penalidades já faziam parte do caminho para A GRANDE FINAL!

Não deu outra, PENALIDADES MÁXIMAS, a bola na marca da cal, ninguém queria que fosse dessa forma, mas Alguém já havia determinado que seria assim. Tudo bem, após definidos os batedores eu vi o que não via a um bom tempo. Meninos e garotos assumindo responsabilidade como se estivessem disputando uma semi-final de Copa do Mundo, tinha de tudo, capitão encorajando seus companheiros, goleiro batendo no peito e dizendo: "eu vou pegar", tinha gente que nem queria olhar, mas estavam todos ali, como na final da Copa do Mundo nos EUA em 94 abraçados na linha do meio de campo, por mais incrível que possa parecer mas esses meninos nem tinham nascido mas era idêntico, Brasil e Itália, Taffarel e Baggio... Primeiro pênalti para o COMPACT... para FORA!!! do mesmo lado que o Baggio bateu...! Em seguida batemos e convertemos com o nosso capitão que liderava como nosso eterno Dunga, próxima penalidade como um Gigante nosso goleiro voa, pasmem, no mesmo canto que Taffarel pulou para pegar o pênalti de Daniele Massaro da Itália. Erramos um, mas na última cobrança do nosso adversário a bola novamente vai para fora decretando nosso passaporte para a Grande Final! Ufa!

Perceberam que não citei o nome de nenhum jogador nem técnico/professor? Foi de propósito! Essa equipe tem uma característica forte e que levaremos para dentro daquele Grande Estádio, naquela Grande Final: O GRUPO! Não levaremos para lá jogadores, levaremos um grupo, grupo de meninos-homens que assumirão uma responsabilidade que mostraram durante todo o campeonato que estão preparados para assumir, lembrando que derrotas e vitórias fizeram parte dessa jornada e que, independentemente do resultado da Grande Final, não tirarão o brilho, o aprendizado, a alegria, o companheirismo, a garra  e a vontade de almejarem sempre estar onde os melhores estão! Detalhe, esse dia ninguém tirará da memória desses guerreiros!

Agora um recadinho para essa moçada. 

Segunda-feira, será um dia mágico, quando vocês pisarem naquele gramado a impressão será de que o estádio estará lotado, as pessoas estarão gritando seu nome e a concentração será sua maior aliada, não percam o foco, não deixem de aproveitar esse momento que pode ser único, valorize cada instante, curtam e sejam felizes pois esse será assunto de rodas de amigos, conversas com primos, sobrinho e filhos.

Hoje cedo um grande amigo meu me enviou um recado relembrando de um assunto que nos ensinou bastante durante a adolescencia: "O SONHO"! E no recado dizia assim: "...desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes..." (Augusto Cury).

Então galera, a vida é assim, recheada de emoções e oportunidades, vivam intensamente e descubram o que ela tem de melhor a te oferecer, não desanimem, chegar na final é sinal de muita luta e trabalho, honrem a camisa que estão vestindo hoje, ouçam atentamente as orientações, trabalhe para o GRUPO e aprenda com as lições.

Parabéns garotos, parabéns CEF 01, vocês estão mostrando para todos que os verdadeiros campeões não ESTÃO sempre no topo, os verdadeiros campeões BUSCAM sempre o topo. Não se esqueçam disto!

Somo CEF 01 com muito orgulho, se ganharmos, ganhamos todos e se perdermos, perdemos todos e assim seguiremos a vida, união e trabalho, assim se formam grandes homens.

Prfº Adilson Gonçalves

2 comentários:

  1. valeu adilson amanhã vamos mostra que queremos ser campeão vamos buscar ate o final by :henrique freitas

    ResponderExcluir
  2. No dia 02 de setembro, dia da abertura da XXIII OLIMGAMA, senti falta do CEF 01 fazendo aquele jogo inaugural do Pré-mirim.
    Mas mal podia imaginar que nossa ausência naquele dia seria suprida com uma partida ainda mais importante: A GRANDE FINAL!
    Essa equipe, que chega onde todas queriam, não tem noção do feito que em poucas horas irão fazer. Poderão fazer história, como A PRIMEIRA EQUIPE CAMPEÃ DE FUTEBOL DO CEF 01!
    É uma pena que as equipes Mirim e infanto-juvenil não estarão lá também, mesmo que considere que ambas tenham condições para tal, mas que esses caras aproveitem cada segundo deste momento mágico e realmente coloquem o coração no bico da chuteira e não deixem essa oportunidade passar!
    Força CEF 01!

    ResponderExcluir