quinta-feira, 7 de abril de 2011

O ATLETISMO E SUAS PROVAS OFICIAIS

Texto do professor Alex para todas as turmas de 9º ano

Atletismo é a modalidade desportiva onde estão inseridas as provas de marcha, corridas, saltos, lançamentos, arremessos e provas combinadas.
 Considerado uma das maiores atrações dos Jogos Olímpicos, o atletismo acontece desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, realizada em Atenas em 1896.
 Na pista principal do estádio Olímpico serão realizadas as provas de 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros rasos. Além das competições de 400 metros com barreiras e revezamento 4x100 e 4x400 metros rasos, para homens e mulheres. Os homens ainda correm os 3 mil metros com obstáculos e 110m com barreira. As mulheres competem nos 100 metros com barreira.
 Além das provas tradicionais de pista, será realizada a marcha atlética de 20 km para homens e mulheres, a marcha de 50 km para homens e a maratona masculina e feminina.
 A modalidade também tem provas de salto em distância, triplo, em altura e com vara e competições de arremesso de peso e lançamentos (martelo, disco e dardo). Há ainda o heptatlo (mulheres) e decatlo (homens). No primeiro são disputadas provas de 100 metros com barreiras, salto em altura e arremesso de peso no primeiro dia e 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos no segundo. Os atletas recebem uma nota pelo desempenho em cada prova e a somatória de todas as etapas determina o vencedor.
 No decatlo são realizadas provas de 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos no primeiro dia, com 110 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros rasos no segundo.

Bloco de Largada
Os blocos de apoio usados na largada dos eventos é preso à pista com pinos de metal. Os atletas podem ajustar a distância entre os apoios para cada pé.
Cada raia de corrida tem aproximadamente 1,2 metro de largura.



A Pista
a) zonas para troca de atletas nas provas de revezamento
b) Largada dos 200 metros / largada dos 5 mil metros (12,5 voltas)
c) Largada dos 1500 metros (3,75 voltas)
d) Largada para o revezamento 4 x 400
e) Linha de chegada para todas as provas / largada para os 10 mil metros (25 voltas) / largada para os 800 metros (2 voltas) / largada para os 400 metros rasos, revezamento 4 x 100m e 400 metros com barreiras
f) Largada dos 100 metros rasos e 100 metros com barreiras
g) Largada para os 3 mil metros com obstáculos (7,5 voltas)
h) Largada para os 110 metros com barreiras

Um comentário:

  1. Nome: Yasmin karollyny 9ºano "A"
    Proff: Alex ED.Fisica
    Nº:34

    Historico do voleibol

    o Voleibol foi criado em 1895 por William C.Morgan,diretor de ED.Fisica na alternativa de basquetebol.O volei foi criado atráves da tentativa do professor de tentar diminuir o número de incidentes que acontecia em sua aula atráves de um esporte que não teria muito o contato fisico.Dessa forma ele colocou uma rede no meio da quadra e mandou os alunos passarem a bola de toque por cima da rede,daí veio o voleibol.
    Como a bola era pesada de mais para o uso, ele decidiu comprar bolas mais leves e adequadas para as suas aulas(Em qual a bola não tinha muita diferença da de hoje).
    O esporte foi demonstrado na Universidade de Springfield,até então o nome da modalidade era outro em que nessa época foi mudado para Voleibol.Então começou as novas regras para a prática.
    Esporte práticado em quadra coberta e ao ar livre e atráves de muitos anuncios se espalhou pelo mundo todo rapidamente,mais alguns paises demoraram para aceitar.
    Chegou na America do Sul inicialmente nas Escolas Peruanas;Em 1915 chega ao Brasil com vários modernizamentos no Colégio Marista(PE).
    Foi levado bem a sério esse esporte em no qual vários paises já tinham adotado e veio o 1ºcampeonato Sul-Americano em 1951,até então vários campeonatos ganhados pelo Brasil.

    Obrigado professor Alex.
    Espero que tenha gostado.Resumo 9ºAno "A"

    ResponderExcluir