quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Memórias de uma Grande "Capitã"

Essa semana recebi um convite ilustre para apreciar coisa boa na internet, maravilha! Visto que ultimamente só se vê porcarias diversas (desastres, guerra, pornografia, etc), pois bem, fiquei super feliz em ver que o que fazemos em nossa profissão é deveras gratificante quando pessoas que passam por nossas vidas deixam carimbado em nossos corações a alegria e o reconhecimento do que somos e fazemos.

Sarah Cunha “a capitã” como acostumei chamá-la escreveu em um site de relacionamento esse pequeno trecho recheado de poesia e amor, imagino que enquanto ela escrevia tenha desaguado um “Amazonas” de lágrimas.

Mas, autorizado por ela, convido a todos que também se deliciem com essa “fatia” da vida dela e por que não dizer da de várias pessoas que passaram pelo Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama, tenho certeza de que em algum momento você irá se ver em alguma situação relatada.

Parabéns Sarah “a nossa eterna Capitã”

Professor Adilson Gonçalves

--------

Até hoje                                      

Eu sonho que estou lá. Meus sonhos são tão reais e vívidos que quando acordo, me parece que a realidade é o meu sonho e que acordei para a fantasia. 

Todos vocês estão lá.O Adilson, O Wagner, A Biia, A Evellyn, A Renata,A Priscia,A Mohana, O Tiago, A Raquel, O Miker, O Renato, O Guiherme, Os Lucas's...todos...!
Sonho que volto e que está tudo bem.Todos com seus problemas. Todos com seus problemas na quadra de vôlei, jogando, como se não tivessem problemas.
Fui um tempo tão triste e nublado, mas mesmo com tanta névoa, era o meu paraíso.
Só meu!!
Hoje sonhei. E eu estava lá de novo. E tinha a quadra, e os meninos vinham jogar, com a Bola de vôlei da Pênalty debaixo do braço. E o Adilson também estava. E os meninos começaram a jogar, e eu ia em direção a eles. E o Adilson me dizia "Só faltava você!”. 

                                            
Mas aí eu acordei...

Ohh e como acordei!!
Acordei no meio da madrugada pensando e refletindo.
Todas as noites depois do dia 17 são a mesma noite. São esta noite, que parece que nunca acaba.
Depressão? Não! Imagina, claro que não.
Eu apenas tive uma briga feia (muiiiito feia) com as minhas férias


Quem será capaz de me dizer que dia foi o dia 17?
17 de dezembro de 2010**

Será que alguém se lembra daquele dia? Daquela festa? Das medalhas, das palavras, das homenagens, do sorvete?

Todas as noites depois deste dia são a mesma noite.
Uma noite looooooooooooooonga. Que não teve início, que nunca acaba...!
A questão é: quanto tempo vai levar para esquecermos tudo isso?
Acho que nunca vou esquecer meu pequeno paraíso.
Como diz o W, enfim...
Certa noite acordei com o Espírito Santo me dizendo que tenho que deixar tudo isso para trás.
Mais como deixar? Se todas as noites eu volto para lá? E meus amigos ainda não foram para outras escolas; Éramos apenas nós. Nós e a quadra; Eu e meu paraíso.
Como vou sentir falta de lá!! Do Miker e seu apito. Dos incontáveis "Shrek"s que gritei.
Das lágrimas.
Dos sorrisos (preciosos!)
Dos gritos, dos erros, saques errados, manchetes armadas e todoo tipo de barberagens e aberrações que só eu sou capaz de fazer!!
Meu paraíso cheio de erros...!! Que nunca deixou de brilhar. Desde o dia 17.


P.E.E.
Quem se lembra deste? 

Falo de Priscila, Evellyn e Guibslon, especificamente. Nosso "PROJETO EVANGELÍSTICO ESCOLAR". Tempo nublado. Ao menos para mim. O mais nublado do ano. Tempo de lágrimas, e de choro, de agonia. Afinal, "há um preço a ser pago" e definitivamente "não é fácil evangelizar a escola". Nossos 4 dias de revolução recheados de dor de cabeça e livramentos, principalmente livramentos.

Eu e a Eve que o diga, né Eve?
não se preocupem amados, ESTE ANO TEM DE NOVO!! :D :D :D
Ahhhhhhhhhhhhhhhh como foi boom! Passaria por tudo outra vez, e faria melhor!!
Saudades? É quem sabe... é uma boa história para contar, quando eu for pastora.


OTACÍLIO - Prova DISSERTATIVA
Me lembro como se fosse hoje.

Foi numa das primeiras semanas de aula, a Renata estava sentada do meu lado, sussurrando, dizendo que estava com medo. Com medo de não conseguir passar na matéria dele. HAHAHAHAHAHA. Renata você passou no terceiro Bimestre filha, parabéns você venceu ele! kkkkkkkkkkk
Será que eu era a única que nunca tive medo dele???
kkkkkkkkkkkkkkkkk. Passei no terceiro também. GLÓRIA A DEUS!!!
Quem viu eu fazendo a prova de dissertação?
Foi numa sexta feira, no meio do intervalo, eu apareci chorando no meio do pátio.
Chorando que nem uma criança sem mãe, chorando por 15 anos sem chorar.
Eu simplesmente não estava conseguindo fazer a bendita ( pra não falar o contrário) da dissertação. Um tema tão simples. No meu caso, um tema tão simples para uma adolescente em meio ao caos mental, com o coração partido, doente e triste, no meio de uma tempestade espiritual.
:) legal né?
Naquele dia, depois de tanto chorar, voltei para a sala e escrevi qualquer coisa.
Este "qualquer coisa" me valeu uma excelente redação, me valeu uma aprovação direta para o Ensino Médio!!
Quem pode pode né?
; )


OLIMGAMA

É sério: Eu vou chorar!!

kkkk
Sabe, Olimgama pra mim só tem dois nomes : Adilson e Marcos. Nem se eu escrevesse 1000000000000 de caracteres ( atáh***) eu seria capaz de descrever para vocês a admiração que eu tenho por estes dois grandes homens!!! Que levaram OlimgamaAdilson disse que é mais que certa: eu reconheço o trabalho deles de longe.. Adilson eu reconheceria mesmo se eu tivesse do outro lado do Globo. Do outro lado da galáxia. Burro é aquele que não dá valor ao trabalho de vocês e mais burro ainda aqueles que não os respeitam e nem os reconhecem como professores e profissionais.
Vocês viraram exemplo para mim (e muitos outros) de como deve trabalhar um professor de Ed. Física.
Aliás, você sim são professores de verdade! E não simples "pessoas" que se auto intitulam profissonais da educação.
Puxa saco? Eu? Não!! Apenas inteligente para reconhecer o trabalho que merece ser reconhecido!!



Deus
Eu não suportaria este ano se não fosse Ele.

2010 não seria tão especial.
Eu não faria metade das coisas que eu fiz, porque eu fiz por causa dEle. Sem palavras para descrever.
Quando eu olhei para trás e vi meu ano passar na minha mente como uma parede de lembranças vivas, eu vi que Ele esteve em cada momento, em cada sonho. Nos momentos mais difíceis, nas noites mais sombrias. Em cada sorriso. Nos horários vagos em que eu sumia ( eu ia orar atrás da escola ). Ele estava lá quando doeu em mim as consequencias das minhas escolhas. Ele estava lá quando me senti só.
Ele estava em cada sorriso meu, em cada grito, em cada pulo.
Quando eu sorria para uma parede, Ele era o meu motivo de sorrir. 
Mesmo se estava doendo, eu corria para Ele. 
E tantas vezes ajudei os outros e aconselhei os outros, e consolei quem precisava. E todos eles agradeceram a mim depois. Mais o que eu gostaria era que agradecessem a Deus pois foi por causa dEle que o fiz.
Ele é único. Porque ninguém é igual a Ele!!
Essencial no meu ano, na minha vida. Meu tudo!


Segredos
Já me perguntei milhões de vezes porque as pessoas confiam em mim.

Me respondam: porque?

8 de 10 amigos me contam seus segredos. E 9 de cada 10 dos meus amigos são melhores amigos entre si. Isso significa que eu sei de tudo um pouco de todo mundo. Eu sei de coisas que vocês nunca vão saber (porque eu não vou contar rsrsrsrsrs).
Sabe o ano terminou, e seus segredos ficaram guardados comigo...;
Interessante falar estas coisas...já que, dependendo de quem vc seja, talvez sejam os últimos segredos que me contou.

Os meus? Ahh os meus. Eu conto um monte. Não pra todo mundo claro, mais para pessoas cuidadosamente selecionadas a dedo para guarda-los. E mesmo assim, o único que me conhece 100% é Deus
Como diz a Priscila, eu sou cheia de mistérios..
;)


Enfim...;
Se você leu tudo isso (ñ era pra ler) saiba que não estou triste, se é o que está pensando. Apenas estou "descarregando". é bom pra mim, dividir. Sempre!!

Eu estou louca louca pra começar logo as aulas. Novas amizades, novos professores, novas confusões, novas histórias e novos segredos. Mal posso esperar!!!!
Claro que doeu um pouco perder alguns de vocês (um pouco muitoo). Mais eu vou superar. Sempre superei. Já superei.
Apenas as lembranças ficarão, doces lembranças. Até que o mal de Alzheimer nos separe.
Adeus.
Ano novo, começa sempre tudoo de novo.
Espero que meus novos amigos aprendam a me suportar, como vocês um dia aprenderam.
Muito Obrigada!! 
Sei que outras vezes, em meus sonhos, voltarei lá. E vocês estarão lá. Jogando vôlei, como se nada tivesse acontecido.Carinhosamente chamarei estas noites de "Noites do dia 17". 
Noites que só mesmo Alzheimer pode dar um fim...;                    
SARAH CUNHA MACIEL
**CEF-01//2009


4 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo texto!

    Nossa!

    Nós, professores, não percebemos a dimensão e a profundidade que nosso trabalho afeta na vida de nossos queridos alunos!

    Me fez lembrar do meu tempo de estudante (na verdade, ainda sou estudante e serei sempre...). Da época do então "1º e 2º graus", onde meu lema sempre foi: vou curtir, pois sei que um dia isso acaba...

    E é isso que minha querida Sarah está nos transmitindo. E, particularmente, sinto muito em não ter tido a oportunidade de conviver com uma pessoa tão maravilhosa na intensidade que meus caros amigos Adilson e Marcos conviveram. Minha época no CEF 01 foi outra.

    E peço desculpas aos meus alunos de 2008 por não ter tido um trabalho em alto nível quanto eles mereceriam e como tiveram nos anos seguintes. Estes alunos foram meus primeiros (meus cobaias rs.), pois eu era recém-formado.

    Em 2011 particularmente estou iniciando um novo ciclo nesta escola. Bem mais experiente, após marcar presença no CEF 08 e no CEF 103, muito ansioso, sacrificando minhas férias planejando as aulas, eventos, competições junto com o professor Adilson, "esfolando" os dedos arrumando armários na escola, enfim, tudo isso por alunas como a Sarah...

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo desabafo... Porém, uma parte nesse texto me tocou profundamente: olimgama. Minha primeira e talvez ultima olimgama :/ Tive experiencias magníficas em 2010. Acho que poderia ter me dedicado mais, me empolgado mais. Tive grandes oportunidades e momentos extraordinários, mas pouco aproveitei todos eles. E quer saber de uma coisa? Nao me arrependo! O medo que eu tive de viver intensamente tudo aquilo, de alguma forma, me fez bem. Através dessa experiencia conheci novas pessoas e conheci melhor velhas pessoas. De verdade, eu até me conheci melhor kkk Sei que a Sarah participou mais disso tudo. Como ela mesmo disse na festa: "nessa olimgama se entregou mesmo, deu seu sangue". Como disse, nao me dediquei tanto assim, reconheço. Mas tudo que eu vivi, foi inesquecivel. Mesmo ficando um pouco tensa com os gritos do Marcos, hoje os entendo como conselhos. Conselhos? Já ouvi alguns do Adilson. Nao tive o prazer de te-lo como tecnico, mas tive a oportunidade de conhece-lo. Já ri muito com esse trem pequeno, assim como eu já ri muito com o Marcos. E no meio disso tudo, vi como é dificil ser um professor... de Educaçao Fisica. Durante dois anos acompanhei uma correria louca de organizaçao. Primeiro com o Adilson, na gincana. Depois com o Marcos e com Adilson tambem, nessa olimgama. Eu vi como deu trabalho, como deu cansaço. Esse tipo de coisa me rendeu muito estresse :S:S:S:S:S, mas eu tive o prazer de conhecer mais perto o trabalho desses dois professores. E que professores! Cara, sao genios! Foram tantas ideias que por muitas vezes eu pensei que iria nao dar certo, mas ver tudo acontecendo foi magico *---* E como foi perfeito! Deveriam ganhar um oscar pra tanto esforço e dedicaçao. Mesmo diante de problemas e erros, continuaram ali batalhando MEEEEEESMO. E ainda sobra um tempinho pra brincar né? -qq Só viu sangue derramado quem tava ali participando, ajudando, correndo, chorando e sorrindo tambem! Posso nao ter dado o devido sangue, mas eu suei um pouquinho. Perdi aulas, provas, compromissos... E nao me arrependo! E se fosse pra viver isso tudo de novo, eu caia pra dentro! E se tiver essa galera, cola junto que é S-U-C-E-S-S-O. Parabens Sarah, pelo teu esforço e especialmente pelo seu texto! E nao esquecendo, parabens pro Adilson e pro Marcos tambem ein? Profissionais como estes estao em falta no mercado. Obrigada pelos conselhos dados, pelas oportunidades e experiencias. Desejo muita orte e sucesso pra voces. Espero meeesmo encontra-los por ai, ou pelo menos, encontrar profissionais como voces. É dificil né? :* - Jéssica Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Putz, o que eu falo diante disso tudo ?
    [sem reação, rsrsrs]
    Parabéns Sarah, parabéns Adilson, parabéns Marcos, parabéns, parabéns, parabéns ...

    ResponderExcluir
  4. Muiitooo obrigada pelos comentários!!
    Eu não imainei que meu pequeno "desabafo" ia repercutir asim -).
    Na verdade escervi ele em um fim de tarde cmo tantos outros: em que eu não me aguentava de saudades de lá. kkkkkkk
    Mas depois disso passou um pouco.
    Sempre me apego de mais ás pessoas e principalmente aos momentos.
    Quanto ao Olimgama, nossa Adilson e Marcos pra mim são inexquecíveis.
    Ebora eu não tenha pretenção de seguir carreira como prissional na área de Ed. Física, sempre vou me basear no exemplo deles : exemplo de garra e deterinação que sonha e acontece!!
    =D Marcaram minha história concerteza!!
    Alex, já ouvi falar de voce. Achei ótimo que queira dar continuidade no trabalho dos meus professores, poir voce vai pegar uma turma de Olimgama da pesada!! =D Boa sorte!!
    E...até Olimgama que vem, já que meus amigos estão em lados opostos da quadra desta vez... =/
    =D Espero ansiosa!!

    ResponderExcluir