segunda-feira, 24 de março de 2014

.:: Nota sobre o Seminário 7ª Série ::.

Bom dia a tod@s!

Em virtude do cancelamento das aulas de hoje no CEF 01 do Gama o início das apresentações do Seminário dos primeiros grupos da 7ªA, D, B e I será adiado para a aula seguinte de cada turma, no caso, 7ªA (25/03), 7ªD (28/03), 7ªB (28/03) e 7ªI (27/03) sempre obedecendo a ordem dos grupos (do 1 ao 6), lembrando que quando for apenas uma aula apresentarão 2 (dois) grupos e quando for aula dupla 4 (quatro) grupos.

Bom trabalho!

Prf. Adilson Gonçalves

sexta-feira, 7 de março de 2014

Comece o Ano Letivo com o Pé Direito

Um guia para você se dar bem no retorno às aulas

Voltar à escola também pode ser tudo de bom. Você quer saber quem são os novos colegas da sala, quem é o professor... e ainda tem aquela curiosidade com os segredos que os  novos livros escondem. Todo ano é a mesma coisa, mas é tanta expectativa que sempre parece ser a primeira vez! Para começar o ano bem é preciso ter coragem e enfrentar todas as novidades. O que não pode é deixar a ansiedade e o medo das descobertas atrapalharem os estudos ou as amizades. Aproveite as dicas! O retorno às salas de aula vai ser sem problema!


Tudo é novo, é?
Arrume o material com antecedência. Além de ser gostoso organizar as coisiinas novas, evita a confusão na hora de ir à escola.
Cuide bem do seu material. Ele pode até ser resistente, mas, se você não cooperar, talvez ele não chegue nem ao fim do ano. Encapar os livros, escrever neles só com lápis e evitar fazer orelhas nas páginas já ajudam bastante.
Não se esqueça de dar uma olhada nas coisas do ano anterior. Sempre é possível aporvietar uma borracha ou um lápis. A natureza agradece!
Sabe aquele livro que você não vai usar mais? Comece o ano com uma boa ação: doe para alguém que esteja precisando.

Na sala de aula
Anote todas as informações importantes dadas pelo professor. Se ele marcar alguma atividade ou prova, lembre-se de passar tudo para a agenda. Se dar mal por falta de organização, não dá!
Não dê bobeira durante a aula, aproveite para anotar o conteúdo. Você vai precisar disso mais tarde!
Se você estiver começando em uma escola nova, não precisa ficar assustado! Participe das aulas e, logo logo, você já se sentirá em casa.
Caso o professor seja novo, escute com atenção tudo o que ele disser. Aqui também vale a dica de participar das aulas que, aliás, vale em qualquer situação.
Quando você tiver dúvidas, pergunte! Não precisa ter medo ou vergonha, pergunte mesmo! É melhor perguntar logo do que ficar com a dúvida pra você.

Em casa

Procure um cantinho bem calmo, silencioso e aconchegante para estudar. Só não vale cair no sono! Lembre-se de que o objetivo é estudar.
Converse com sua família e crie uma rotina em casa. É importante ter um horário certinho para as refeições, para o lazer, para dormir e... para estudar!
Procure formas mais saudáveis de diversão. Ler um livro ou um gibi, por exemplo, pode ser mais legal do que você imagina e ainda te ajuda a conhecer melhor a nossa língua portuguesa.



Com os colegas
Nunca aceite participar de uma brincadeira violenta ou perigosa. Além de se machucar, você pode machucar algum amigo. A violência nunca é divertida e sempre acaba mal!
As brincadeiras sempre são melhores quando muita gente participa. Não deixe nenhum colega para trás, você com certeza não gostaria que fizessem isso com você!
Se alguém lhe irritar ou for arrumar alguma confusão com você, respire fundo, conte até 10 e... deixe o bobão metido a valente de lado! Brigar nunca compensa! Mas se ele tenta lhe bater, chame a(o) professora(or) e conte para seus pais. Não precisa ficar com medo, ninguém vai ficar contra você!
Se o problema é a timidez ou a dificuldade para fazer amigos, tente mostrar suas qualidades e tudo aquilo que você tem de melhor. Sempre tem outra  criança (adolescente) bem legal esperando para conhecer novos amigos.

Fonte: Correio Braziliense, 29 de janeiro de 2011