quinta-feira, 31 de março de 2011

Seletiva Futsal Feminino (97,98 e 99)

Atenção Garotas!


Nesta sexta-feira (01/04 - "E não é mentira!") estaremos fazendo uma seletiva de futsal às 16:00h na quadra principal do CEF 01, mas atenção! A seletiva será apenas para MENINAS nascidas em 97, 98 e 99, na ocasião iniciaremos a montagem da equipe que representará nossa escola no 51º JEDF.

Conto com sua presença!

Prfº Adilson Gonçalves

quarta-feira, 23 de março de 2011

Regulamento do 51º JEDF

Atenção galera! 


O Regulamento do 51º Jogos Escolares já está disponível, é só clicar abaixo e conferir:


R E G U L A M E N T O

Comente!

51º Jogos Escolares começam em Abril

Primeira etapa da competição envolve alunos de 12 a 14 anos da rede pública e particular

As inscrições para todas as modalidades dos 51º Jogos Escolares encerram dia 8 de abril, para estudantes de 12 a 14 anos (97, 98 e 99). O desfile de abertura acontece no dia 14 de abril. O conjunto de formulários de inscrições será enviado por email (secretariadosjogos@gmail.com). O Regulamento Geral dos JEDF 2011 com as devidas atualizações está disponível no portal:www.cief.org.br.


Serviço:Gerência de Técnicas Desportivas (GTD)
Tel: (61) 3901-7614
Secretaria dos Jogos Escolares
Tel: (61) 3901-2621
Horário de Funcionamento: 08h30 às 17h30

segunda-feira, 21 de março de 2011

Queremos saber da sua opinião

Recentemente postaram na internet um vídeo de um aluno que sofria de Bullying (termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo) na escola.
Condenamos todas as formas de violência inclusive o Bullying, assista a reportagem que está na aba "vídeos" e comente, contribua com sua opinião!

A Educação Física a todo o vapor e nossa galera "colou" de vez!

Boa noite galera do Conexão!

Desculpe a demora mas estava aguardando as fotos do sábado chegarem até mim para postar as informações!

Sábado de manhã, bom pra dormir até mais tarde não é? mas não pra um turminha fera! 
Lá no CEM 01 (CG) foi muito bom, chamei muita gente, mas mesmo não tendo ido a metade dos que chamei o CEF 01 foi muito bem representado por: Jeferson, Mateus, Bia, Yasmim, Dani e Laisa, eles estiveram junto com representantes do CEM 01, CEM 02, CEMI, CED 06.

Nossa galera participou como se fossem de um grêmio já organizado do CEF 01, falaram, deram palpite, cobraram e etc., fiquei extremamente feliz!

Na ocasião foram decididas algumas coisas como: calendário de eleição de delegados para a UMES, Regimento eleitoral para eleição de delegado, Estatuto da UMES, próximas reuniões e uma manifestação dos ESTUDANTES reivindicando dos governantes melhorias na Educação Pública, nesta manifestação os estudantes estarão entregando uma carta elaborada por eles próprios com os problemas urgentes da escolas.

E não ficamos de fora não! A galera do CEF 01 se reuniu e já começou a arregaçar as manguinhas, sem perca de tempo nossos alunos fizeram uma bela de uma lista com nossos problemas para ser acrescentada na carta geral.

Ops, um momento, você leu: UMES, regimento eleitoral, estatuto.... Estranho não é? Mas foi isso mesmo! É muito simples. Mas você sabe o que é tudo isso...? Não?

ENTÃO PERGUNTE PRA ESSA GALERINHA QUE FOI E SE INFORME.
 CONSELHO DO PROFESSOR: NÃO FIQUE DE FORA DESSA, VOCÊ PODE SE ARREPENDER!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exercício de Revisão

Exercício para ser copiado e respondido no caderno de Educação Física:
Ano/Turma: 8º Ano (7ª Série) A, B, C, D, E, F e G

1)      Com base nas aulas e nos textos trabalhados em sala construa um conceito para VOLEIBOL

2)      Quantos jogadores são necessários para se realizar uma partida de voleibol? E uma equipe, é formada por quantos jogadores em quadra?

3)      Como se chama fundamento executado pelo jogador para dar início a uma partida?

4)      Quantos toques, no máximo, são permitidos a uma equipe dar antes de passar a bola para a outra equipe?

5)      O que é o RODÍZIO no voleibol?

6)      Quais são os fundamentos principais do voleibol?

7)      Desenhe uma quadra de vôlei e nomeie suas linhas e dê a suas metragens.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nossa luta tem motivo, sim!

Hoje pela manhã demos uma volta na escola e fotografamos as condições e os espaços da Educação Física, e o que encontramos é o que vocês podem ver:

Clique aqui para ver as fotos!
E comente dando sua opinião!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Quarta-feira: "O LANCHE"

Pois então pessoal!!! Valeu a pena esperar heim!

Lanche de hoje: Arroz com Frango
Nesse dia de hoje (16/03) os alunos do CEF 01 tiveram uma ótima surpresa na hora do lanche: Galinhada no prato!

Mas preciso fazer um sério comentário. Ao visitar as cozinheiras hoje pela manhã elas desabafaram, muito desapontadas, me contando o que alguns alunos fizeram nos últimos dias. "Eles estavam vindo aqui deixar as vasilhas e diziam que nós não sabíamos cozinhar porque só estávamos servindo leite e sucrilhos/biscoito para eles", falou uma das cozinheiras extremamente desapontada. Mas ao final ela relatou que outros alunos tem tido o hábito exemplar de sempre passar lá para cumprimentá-las e elogiar o trabalho delas.

Eu, enquanto professor, fico muito chateado com essa atitude por parte de alguns alunos pois esta semana eu expliquei a todas as minhas turmas de quem era a culpa desse cardápio, para muitos, indigesto.

Vamos nos conscientizar e aprender a reconhecer o trabalho de quem se dedica em pról da boa alimentação de todos os alunos e se dedicaram na culinária para melhor nos atender.

Portanto faça sua parte, nosso compromisso a partir de agora é nos educar a sempre elogiar ao invés de criticar negativamente, fazendo isso percebam que o tempero do lanche irá melhorar 100% pois terá a "pitada" de amor do reconhecimento.


Pense nisso!
Comente!
Prf Adilson Gonçalves

A Galera da Educação Física do CEF 01 tá com a corda toda!

No dia 14 desse mês recebemos um convite para participar de uma reunião no CEM 02 e tratar da luta dos estudantes do Gama pela cobertura das quadras de esporte, pois bem, hoje (16/03) estávamos lá, firmes e fortes, Bia, Dani, Laisa, Juliana VB, Mateus Albuquerque e Pablo estavam lá comigo, mais tarde chegou o prf. Alex.

Fomos muito bem recebidos pela galera do grêmio estudantil de lá, CEM 03, CEM 01, CEMI também estavam presentes. O pessoal do CEF 01 se apresentou e participou da reunião ativamente levantando os problemas que os estudantes do CEF 01 estão tendo com relação a Educação Física, Laboratório de informática, o lanche da escola e etc.

A reunião foi muito produtiva e percebemos que os estudantes do Gama estão engajados na luta pela reivindicação dos direitos dos demais estudantes, vontade não falta e organização também, e desde já a galera se propôs a nos ajudar a organizar o nosso grêmio no CEF 01.

Nós do CEF 01 estamos muito agradecidos pela iniciativa do grêmio estudantil do CEM 02 e dos demais grêmios em nos abraçar e acreditar na nossa força.

Convocamos os nossos seguidores e colegas da nossa escola que, com a devida permissão de seus responsáveis, estejam SÁBADO às 09:00h no CEM 01 para uma reunião com os representantes dos grêmios para traçarmos um plano de ação para os próximos dias.

Contamos com a sua presença!


* Você esteve no CEM 02 hoje? não pode ir? não ficou sabendo?
Comente, sua opinião é muito importante!


Prf Adilson Gonçalves

domingo, 13 de março de 2011

Momentos Inesquecíveis

Quando acordei nesse domingão estava relembrando minha época de estudante (antes da faculdade), e tive enorme dificuldade de me lembrar da época do Ensino Fundamental, lembro-me da escola, de alguns colegas, poucos professores, enfim, poucos momentos.

E "vasculhando" a net atrás de coisa boa encontrei o blog, em construção, de uma de nossas, agora, ex-alunas que hoje estuda no Centro de Ensino Médio 01 do Gama, e dando uma lida no conteúdo encontrei um texto que reescreve meu passado de forma completamente diferente (graças a Deus!). Ela relata "Momentos Inesquecíveis" da sua passagem como aluna e como atleta dessa escola maravilhosa (Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama) que, com certeza, ficará sempre viva na memória dela e dos que por lá passaram.

Peço para que você, assim como fez com o texto da Sarah Cunha, leia com bastante atenção e coração, e perceba que não estamos falando somente de pessoas e momentos, estamos falando claramente de um espaço de inúmeras "construções", o CEF 01 do Gama tem feito e nossos alunos ESCREVEM isso, eles relatam, na sua simplicidade como foi marcante a sua experiência de vida nesta escola.
Fique a vontade com o texto da Jady, particularmente, é um texto que narra um estória que dá vontade de sentar e ficar escutando várias outras, eu me amarro nisso.

Depois este texto irá se juntar aos outros na guia acima "Memórias" onde estarão todos os texto escrito por nossos alunos que não só passaram pelo CEF 01, mas que viveram e marcaram de verdade sua adolescência nesta escola.


Prfº Adilson Gonçalves

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Em pé: Laila, Caroline, Rosangela, JADY, Mirella e Adilson (professor)
Agachadas: Raiane, Mirelly, Lycennya, Vitória, Cristina e Geovana

Tá aí... foto feia ne ? tudo bem, porque eu estou com as pessoas que fizeram um pedaço da minha história! Tá vendo o cara de blusa branca? Ele é meu professor de Educação Física, sei que não tenho mais aulas com ele, mas vai ser meu professor pra sempre.

Lembro-me quando ele chegou na escola e tal (kkk) todo-todo. Adilson Gonçalves foi quem salvou o CEF 01, ele e o brilhante Marcos Paulo, resolveram trazer a Olimgama de volta ao CEF 01. E trouxe, no ano de 2009 ! Esse ano foi minha primeira OLIMGAMA, perdemos praticamente TODOS os jogos de futsal, mas em nenhum momento desistimos, porque tinha um cara maior que tudo nos dando todo apoio moral do mundo.
Lembro-me que um dia eu estava no ''banco'', o professor Adilson me chamou e disse: Você quer fazer gol? – Eu fiz que “sim” com a cabeça – Então entra nessa quadra e dá tudo de você. Não fiz gol, mas entendi que era pra eu me esforçar ao Máximo.

Cara, a uma altura do nosso estado no campeonato, eu nem teria ido nos jogos, mas ele sim fez questão de nunca nos deixar...

Ano de 2010, todas as expectativas estavam ali, no coraçãozinho de cada jogadora... e do brilhante professor... Fizemos testes, treinos de baixo do sol escaldante, levamos broncas, elogios, e abraços confortadores. E o mais importante de tudo: alguém acreditava em nós!

Fizemos uma equipe brilhante, infalível, Mirella no gol, Jady de pivô, Vitória na direita, Rosangela na esquerda, e Geovanna lá atrás, dando seu sangue pelo time. Enfim, fomos conquistando aquilo que merecíamos ao decorrer do ano... CHEGAMOS Á SEMI-FINAL INVICTAS... INVICTAS!!! NINGUEM, mas ninguém mesmo, sabia o que aquela OLIMGAMA significava pra mim... Foi a última no CEF 01, e eu estava disposta a tudo.

Então, lembro-me do ''DIA'', era semi-final contra uma das escolas rivais da nossa... Era importante pra TODAS da equipe. No meio do jogo o Adilson pede tempo, e me diz: pára de dominar a bola, e virar pra tentar fazer gol, porque senão não vai dar, ou então toca a bola pra alguém. Entramos em quadra, e o que eu fiz? dominei virei chutei e é GOL! É inesquecível aquele momento, vi a menina que estava atrás de mim com uma cara de banana sem saber o que fazer, a goleira nem se mexeu. AH FOI INCÍVEL! Ouvi o técnico adversário dizer: EU DISSE QUE ELA IRIA VIRAR! Eu ri. Demos sangue, literalmente. Fomos ameaçadas, (kkk) tudo bem!

Levamos a vitória, mas no final das contas, ficamos com o terceiro lugar, e na contagem geral em segundo lugar... Que momento..

E na nossa festinha de despedida? Eu chorei o evento inteiro. No outro dia meus olhos ainda estavam inchados... NUNCA VOU ESQUECER DE TODOS VOCES.
Agradeço ao Marcos Paulo e Adilson Gonçalves por Tudo.
Hoje eu e Adilson, somos grandes amigos, Amigos de verdade. Sou chamada de filhota, que maravilha. Meus olhos se enchem de lágrimas ao relembrar aqueles momentos... 
Amo vocês !

Jady Taiwiny da Silva Alcantara

sábado, 12 de março de 2011

2º Fórum dos Jogos Escolares do Distrito Federal

Recebemos por e-mail hoje mas está circulando desde o dia 04 de março.
Agora esperamos que seja de verdade, ainda vamos ligar!

C O N V I T E
Clique na imagem para ampliar!

SEDF promove o 51º Jogos Escolares

Fonte: Site da SEDF

Este ano, acontece a 51ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal. O evento é organizado pelo Centro de Educação Física e Desporto de Alto Rendimento (CEFARE) da Secretaria de Educação do DF e tem como finalidade promover a prática do desporto escolar na rede pública e particular de ensino. 

A competição contará com diversas modalidades: atletismo, ciclismo, natação, ginástica rítmica, xadrez, badminton, taekwondo, judô, tênis de mesa, tênis, futebol de campo, futsal, handebol, basquetebol e voleibol. No ano passado, participaram mais de 6 mil estudantes de 236 unidades de ensino.

O coordenador geral do evento, Helton Carvalhedo, explica que depois dos jogos haverá uma seletiva para as Olimpíadas Escolares, etapas nacionais, que acontecerão no mês de setembro, em João Pessoa-PB, para a modalidade infantil e em dezembro, em Joinville-SC, para a modalidade infanto. Futebol de campo e tênis não participarão das Olimpíadas.

Os vencedores receberão medalhas e troféus. Além disso, uma escola será premiada como a campeã geral da disputa.

SERVIÇO

Período de inscrições e competição:
Para a 1ª fase – Categoria Infantil (nascidos entre 1997-1999) – de 21 de março a 8 de abril. O período de competição é de 25 de abril a dia 8 de julho.
Para a 2ª fase – Categoria Infanto (nascidos entre 1994-1996) – de 6 de junho a 5 de agosto. Para esta categoria, o período de competição é de 15 de agosto a 21 de outubro.

Local para inscrições: CEFARE (antigo CIEF) 907/908 Sul

Telefones: 3901-2625 / 3901-1540
Ou acesse www.cief.org.br

sexta-feira, 11 de março de 2011

E o Adriano, vêm ou não vêm?

Esse é o dilema do momento, alguns querem outros não, uns comentam outros se calam... Li bastante texto sobre o assunto mas esse do Blog do Rica achei o melhor e compartilho com vocês.
Curtam e não deixe de dar uma comentada!

Adriano: Sim ou não?

A pergunta do momento é a mesma que em 2009, 2010 e talvez se repita nos próximos anos. “Você queria o Adriano no seu time?”. A resposta mais comum é “não”, até porque tá cheio de time que nem tem como pagar o sujeito dizendo “não” pra dar uma de poderoso.
A minha resposta seria outra. “Sim!”. Porque? Eu explico.
Ter medo de um funcionário não me soa muito inteligente. Na minha cabeça, se um time contrata X e não Y essa conta vai pro presidente, não pro técnico. Quem manda no clube é o presidente.
Assim sendo, não será um jogador que conseguirá ficar acima de um técnico, desde que o presidente deixe claro quem manda em quem.
Adriano é jogador de futebol. Ele falta em treino, só.
O resto é fofoca de jornalista desocupado, com todo respeito.  Se ele bebe na folga, problema dele. Se ele bate o carro, problema dele. Se ele termina com a namorada, idem.
Se a imprensa quer cobrir isso nas páginas de esporte, a errada é ela, não ele.
Adriano tem um problema nos clubes: O comprometimento com o treino. Ele falta demais, só isso.
Não é ruim de grupo, os colegas adoram ele, joga muita bola e ponto final.
Lembra muito um tal de Romário neste sentido.
Das ultimas 10 manchetes negativas de Adriano  na mídia, 5 foram atrasos e faltas. As outras foram ele bebendo na folga, perdendo a carta, subindo morro, terminando namoro e indo a praia.
Alguém pode me explicar qual delas, além do atraso ao treino, diz respeito ao futebol?
Logo, Adriano é apenas um jogador problematico que falta ao treino de vez em quando. Em campo, sempre jogou bem, e no grupo sempre foi querido.
Você pode não achar correta sua contratação, e eu respeito em 100%! Pelo atraso, não por terminar com  a namorada e subir o morro onde cresceu.
Eu faria o simples.
Tá aqui a grana, e o contrato. Se faltar no treino, 20% do salário. Quero ver ele faltar mais de 1 por mes.
E se o clube quiser terminar o contrato, multa de 500 mil. Se o Adriano quiser, 10 milhoes.
Pronto! Você está seguro.  Mas não…. preferem tratar o sujeito como um king kong numa loja de cristais.
Eu traria. Colocava clausulas de segurança pro clube não ser lesado, multas pelos atrasos e se não tomar jeito, daqui 1 mes é rua! Pronto, simples, como em qualquer empresa.
Mas futebol não é empresa. Dirigente não é profissional, e jogador não é mero funcionário.
É ídolo. Pode tudo, menos ter uma vida privada.
Não enxergo o “Adriano bandido” que muitos enxergam. Pra mim ele é apenas um perdido.
Nada que meia duzia de clausulas não resolva. Ou, pelo menos, minimize.
abs,

RicaPerrone


quinta-feira, 10 de março de 2011

A Evolução das Regras Visando o Espetáculo no Voleibol

Como havia dito antes, pesquisei um texto bem interessante que irá nos auxiliar durante as discussões em sala de aula sobre as implicações diretas e indiretas da Evolução do voleibol no dia-a-dia do cidadão que acompanha e/ou pratica a modalidade.
Ao fazer a leitura você fará uma "viagem" pela história e poderá observar que o voleibol tem servido, ao longo do tempo, a interesses diversos, e para que o objetivo seja alcançado o dinamismo e a "espetacularização" do voleibol precisa estar presente neste cenário.
Boa leitura.
Prfº Adilson Gonçalves
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Em 1957, o voleibol é reconhecido como desporto olímpico, tendo a 1ª disputa por medalhas em 1964 nos Jogos Olímpicos de Tóquio.Em 1947 surge a FIVB, com sede em Paris,  e visando uma maior organização, a Federação Japonesa adota as regras internacionais decidida a introduzi-las em todo o continente asiático.
A partir da década de 80, o voleibol começa a ser visto como um ótimo meio de comercialização de produtos esportivo. Este fenômeno apresenta uma vertiginosa escalada na década de 90 e, a FIVB, já tendo o mexicano Rubem Acosta na presidência (eleito em 1984) e já na nova sede na Suíça, vê-se com a obrigação de alterar algumas regras para a melhoria do voleibol enquanto espetáculo, já que a alta performance alcançada pelas equipes vinha tornando enfadonhas as competições.
No século XXI há o surgimento de equipes como a do Brasil (comandada pelo técnico Bernardinho) e Sérvia e Montenegro que vieram contribuir com o voleibol espetáculo, já que este vinha sucumbindo ao voleibol força imposto por seleções como Rússia, Itália e Polônia.
AS ALTERAÇÕES NA REGRA
1921 – Uma linha é traçada sob a rede dividindo o campo de jogo em duas metades iguais.
1937 – Múltiplos contatos com a bola são permitidos particularmente em defesas provenientes de ataques “violentos”.
1942 – A bola poderá ser tocada com qualquer parte do corpo acima do joelho.
1947 – Somente aos jogadores da 1ª linha (posições 2, 3 e 4) serão permitidas as trocas de posição para o bloqueio e o ataque.
1948 – Após a Guerra as regras foram reescritas de modo que fossem mais facilmente interpretadas. O serviço (saque) foi limitado a uma área de 3 metros na linha de fundo, sendo necessária que cada jogador mantivesse sua posição durante o serviço, e intervalo entre os sets seria de 3 minutos, e tempo pedido pelo técnico passaria a ter a duração de 1 minuto.
1953 – Durante o Congresso da FIVB, foram definidas as ações do árbitro e a terminologia a ser adotada.
1957 – Foi dada consideração à entrada de um 2° árbitro.
1959 – No Congresso realizado em Budapeste foi decidida a limitação da invasão na quadra adversária com o pé que ultrapassava totalmente a linha central.
1964 – Aos bloqueadores é permitido o 2° toque após o toque feito durante a ação de bloqueio.
1968 – O uso das antenas para delimitação do espaço aéreo da quadra foi recomendado.
1974 – No Congresso realizado na Cidade do México ficou decidido que os 3 toques após o bloqueio seriam permitidos.
1982 – A pressão da bola é alterada de 0,40 para 0,46 kg/cm2.
1984 – Fica proibido após as Olimpíadas de Los Angeles o bloqueio do saque.
1988 – Foi aprovada a mudança do 5° set para o Rally-point System, no qual cada saque equivale a 1ponto.
1992 – Quando o set estiver empatado em 16-16, o jogo irá continuar até uma equipe obter dois pontos de vantagem.
1994 – Foram aprovadas novas regras que seriam introduzidas em 1995, que a bola poderá ser tocada com qualquer parte do corpo (inclusive os pés), a zona de serviço se estenderá por toda a linha de fundo e a eliminação dos “dois toques” na 1ª bola vinda da quadra adversária;
1996 – Uma bola que tenha ido para a zona livre adversária por fora da delimitação do espaço aéreo poderá ser recuperada. A mão poderá tocar a quadra adversária desde que, não ultrapasse completamente a linha central. A linha de ataque terá um prolongamento de 1,75m com linhas tracejadas de 15 cm com espaçamento de 20 cm. Diminuição da pressão da bola (0,30 – 0,325 kg/cm2).
1998 – Começa a ser testada a adoção do Rally-point System com 25 pontos nos quatro primeiros sets e 15 pontos no tie-break. A mudança da cor da bola, a introdução do libero e uma maior liberdade por parte dos técnicos para darem instruções (entre a linha de ataque e o fundo da quadra).
2004 – A nova regra em relação à “bola presa” na disputa por jogadores adversários na rede.
2008 – Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo, desde que uma parte dos pés do jogador esteja sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe. Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário por baixo da rede.
Ao toque na rede, só será falta quando o jogador tocar no bordo superior ou na antena na parte de cima do bordo superior. Os atletas poderão tocar na malha da rede desde que esta ação não seja uma vantagem para a sua equipe, não atrapalhe o jogo do adversário, e ele não se apóie na rede para realizar o movimento.
2009 – As equipes poderão ter dois líberos inscritos entre os 14 jogadores. No entanto, somente um poderá atuar. Caso haja a troca direta de um líbero pelo outro, por qualquer motivo, o jogador que for trocado não terá o direito de retornar à partida.
Conclui-se que, até o surgimento da FIVB, poucas foram as mudanças nas regras havendo, inclusive, uma grande variedade destas, de acordo com a região praticante do desporto. A partir de 1947, com o advento da FIVB, começa uma reestruturação das regras visando a unificação das várias versões assim como, um maior dinamismo do desporto.
A grande dúvida era: como promover este dinamismo que privilegiava o voleibol espetáculo? Para a FIVB estava claro. Era preciso moldar a regra para que a virulência cedesse vez ao espetáculo. O ataque está muito superior à defesa: então, vamos privilegiar a defesa dando a ela recursos legais para tal.
Foi assim até meados da década de 80, havendo diversas mudanças na regra com o intuito de modernizar cada vez mais o esporte.
A partir de meados da década de 80 até os dias de hoje, é o período de grandes contratos publicitários e da grande cobertura da mídia assim como, de grandes premiações nos torneios organizados pela FIVB. É uma época de adequação do jogo ao formato televisivo. Partidas com uma duração menor para adequação à grade, bolas coloridas permitindo uma melhor visualização pelos telespectadores, um jogador especialista na defesa para aumentar o tempo do rally, maior interatividade dos técnicos junto aos atletas e o tempo técnico foram algumas das mudanças propostas para a melhoria do espetáculo junto à TV, que com todo o seu poderio econômico, é um grande parceiro do desenvolvimento deste esporte no mundo.
Desta forma junto ao público, que vinha ficando desmotivado e as mudanças feitas pela FIVB, adequaram o jogo aos padrões televisivos e assim voltou o interesse do público pelo jogo, que vinha se tornou mais plástico com as mudanças na regra.
Fonte: http://nipobrasileiro.wordpress.com/2008/11/16/a-evolucao-das-regras-visando-o-espetaculo-no-voleibol/

terça-feira, 1 de março de 2011

Introdução ao Voleibol

Texto para a aula "simples" da semana (28/02 - 04/03)


O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços ACM", era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a FIVB. Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol da modalidade, apenas para homens. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. 

REGRAS

Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola. Caso a bola caia é ponto do time adversário.

Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets.

Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; e, no sentido da largura, dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois , do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.

EVOLUÇÃO E ALTERAÇÕES NA REGRA

Este esporte veio substituir o futebol americano e o tênis como opções de lazer ao povo americano, pois eram 2 modalidades que exigiam muito da capacidade física do homem. 

Com a chegada da 1ª Guerra Mundial, os soldados americanos começaram a difundir o voleibol junto aos soldados de outros países. 

A partir desta "globalização", o esporte começou a primar pela performance, pois com o aparecimento das seleções nacionais seria inevitável o surgimento das disputas entre as mesmas. 

Em 1957, o voleibol é reconhecido como desporto olímpico, tendo a 1ª disputa por medalhas em 1964 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nos anos seguintes foram ocorrendo pequenas mudanças nas regras visando um maior dinamismo ao jogo e, com isso, ele ia perdendo cada vez mais a essência que foi a chama da criação deste esporte como lazer. A partir da década de 80, o voleibol começa a ser visto como um ótimo meio de comercialização de produtos esportivo. Este fenômeno apresenta uma vertiginosa escalada na década de 90 e, a FIVB, já tendo o mexicano Rubem Acosta na presidência (eleito em 1984) e já na nova sede na Suíça, vê-se com a obrigação de alterar algumas regras para a melhoria do voleibol enquanto espetáculo, já que a alta performance alcançada pelas equipes vinha tornando enfadonhas as competições. 

No século XXI há o surgimento de equipes como a do Brasil (comandada pelo técnico Bernardinho) e Sérvia e Montenegro que vieram contribuir com o voleibol espetáculo, já que este vinha sucumbindo ao voleibol força imposto por seleções como Rússia, Itália e Polônia. A grande dúvida era: como promover este dinamismo que privilegiava o voleibol espetáculo? Para a FIVB estava claro. Era preciso moldar a regra para que a virulência cedesse vez ao espetáculo. O ataque está muito superior à defesa: então, vamos privilegiar a defesa dando a ela recursos legais para tal. Foi assim até meados da década de 80, havendo diversas mudanças na regra com o intuito de modernizar cada vez mais o esporte. 

A partir de meados da década de 80 até os dias de hoje, a paixão dá vez ao business. É o período de grandes contratos publicitários, da grande cobertura da mídia e de grandes premiações nos torneios organizados pela FIVB. É uma época de adequação do jogo ao formato televisivo. Partidas com uma duração menor para adequação à grade, bolas coloridas permitindo uma melhor visualização pelos telespectadores, um jogador especialista (líbero) na defesa para aumentar o tempo do rally, maior interatividade dos técnicos junto aos atletas e o tempo técnico foram algumas das mudanças propostas para a melhoria do espetáculo junto à TV, que com todo o seu poderio econômico, é um grande parceiro do desenvolvimento deste esporte no mundo. E, junto ao público, que vinha ficando desmotivado com tal brutalização do jogo e, as mudanças feitas pela FIVB vieram a calhar: adequação do jogo aos padrões televisivos e a volta do interesse do público pelo jogo. 

Para os uns foi a morte do voleibol, porém, para outros, foi um grande passo para que o esporte entrasse para a eternidade.

"Manual para Subir Montanhas"

A) Escolha a montanha que deseja subir: não se deixe levar pelos comentários de outros, dizendo “aquela é mais bonita”, ou “esta é mais fácil”. Você irá gastar muita energia e muito entusiasmo para atingir seu objetivo, portanto é o único responsável, e deve ter certeza do que está fazendo.

B) Saiba como chegar diante dela: muitas vezes, a montanha é vista de longe bela, interessante, cheia de desafios. Mas quando tentamos nos aproximar, o que acontece? As estradas a circundam, existem florestas entre você e seu objetivo, o que aparece claro no mapa é difícil na vida real. Portanto, tente todos os caminhos, as trilhas, até que um dia você esteja em frente ao topo que pretende atingir.

C) Aprenda com quem já caminhou por ali: por mais que você se julgue único, sempre alguém teve o mesmo sonho antes, e terminou deixando marcas que podem facilitar a caminhada; lugares onde colocar a corda, picadas, galhos quebrados para facilitar a marcha. A caminhada é sua, a responsabilidade também, mas não se esqueça que a experiência alheia ajuda muito.

D) Os perigos, visto de perto, são controláveis: quando você começa a subir a montanha dos seus sonhos, preste atenção ao redor. Há despenhadeiros, claro. Há fendas quase imperceptíveis. Há pedras tão polidas pelas tempestades, que se tornam escorregadias como gelo. Mas se você souber onde está colocando cada pé, irá notar as armadilhas, e saberá contorná-las.

E) A paisagem muda, portanto aproveite: claro que é preciso ter o objetivo em mente de chegar ao alto. Mas à medida que se vai subindo, mais coisas podem ser vistas, e não custa nada parar de vez em quando e desfrutar um pouco o panorama ao redor. A cada metro conquistado, você pode ver um pouco mais longe, e aproveite isso para descobrir coisas que ainda não tinha percebido.

F) Respeite seu corpo: só consegue subir uma montanha quem dá ao corpo a atenção que merece. Você tem todo o tempo que a vida lhe dá, portanto caminhe sem exigir o que não pode ser dado. Se andar depressa demais, irá ficar cansado e desistir no meio. Se andar muito devagar, a noite pode descer e você estará perdido. Aproveite a paisagem, desfrute a água fresca dos mananciais e das frutas que a natureza generosamente lhe dá, mas continue andando.

G) Respeite sua alma: não fique repetindo o tempo todo “eu vou conseguir”. Sua alma já sabe isso, o que ela precisa é usar a longa caminhada para poder crescer, estender-se pelo horizonte, atingir o céu. Uma obsessão não ajuda em nada a busca do seu objetivo, e termina por tirar o prazer da escalada. Mas atenção: tampouco fique repetindo “é mais difícil do que eu pensava”, porque isso o fará perder a força interior.

H) Prepare-se para caminhar um quilômetro a mais: o percurso até o topo da montanha é sempre maior do que o que você está pensando. Não se engane, há de chegar o momento em que o que parecia perto ainda está muito longe. Mas como você se dispôs a ir além, isso não chega a ser um problema.

I) Alegre-se quando chegar ao cume: chore, bata palmas, grite aos quatro cantos que conseguiu, deixe que o vento lá em cima (porque lá em cima está sempre ventando) purifique sua mente, refresque seus pés suados e cansados, abra seus olhos, limpe a poeira do seu coração. Que bom, o que antes era apenas um sonho, uma visão distante, agora é parte da sua vida, você conseguiu.

J) Faça uma promessa: aproveite que você descobriu uma força que nem sequer conhecia, e diga para si mesmo que a partir de agora irá usá-la pelo resto de seus dias. De preferência, prometa também descobrir outra montanha, e partir para uma nova aventura.

L) Conte sua história: sim, conte sua história. Dê seu exemplo. Diga a todos que é possível, e outras pessoas então sentirão coragem para enfrentar suas próprias montanhas.